É importantíssimo que você tenha um backup de seu ambiente de e-mail, principalmente se estiverem configurados como POP3 (onde que as mensagens são transferidas e removidas do servidor).
Se você tem o hábito de fazer backups constantemente ou se seu Zimbra já estiver configurado para fazer backups automaticamente, será mais fácil para restaurar seus arquivos.
Acesse o seu Zimbra Desktop, vá em Preferências > Backup. Todos os arquivos de backup disponíveis estão listados em Restaurar do Backup.
Na seção Configurar backups selecione as contas que deseja restaurar.
No final do formulário clique em Restaurar do Backup.
E pronto, as contas selecionadas serão restauradas. Não feche o seu Zimbra Desktop durante o processo pois, dependendo o tamanho das contas pode demorar um pouco para restaurar tudo por completo.
Configurar backup automático no Zimbra Desktop
Para você que não tem o costume de fazer backups com certa frequência, o Zimbra Desktop pode ser configurado para fazer backups automáticos. O procedimento é bem simples:
Basta acessar seu Zimbra Desktop ir em Preferências > Backup.
Na seção Configurar Backups em Programação selecione uma das quatro opções:
- Nunca – Se você selecionar uma conta e clicar em Restaurar do Backup a restauração será feita uma vez, sem repetição no processo.
- Todo dia – O backup é feito automaticamente uma vez por dia.
- Toda semana – O backup é feito automaticamente uma vez por semana.
- Todo mês – O backup é feito automaticamente uma vez por mês.
No campo localização você pode visualizar/alterar o diretório onde o backup será salvo.
O valor do campo retenção irá determinar quantos backups da mesma conta serão feitos.
No final do procedimento clique em Restaurar do Backup e aguarde o processo ser finalizado, após isso seu Zimbra Desktop estará programado para realizar backups automaticamente.
Dicas para não perder arquivos importantes
Aproveitando o tema do conteúdo, se você quer evitar de perder informações e arquivos importantes por conta de algum imprevisto com seu serviço de e-mail, separei algumas dicas para diminuir o impacto negativo de uma eventual perda de arquivos.
Tenha backup em um ambiente diferente do seu serviço de e-mails
Essa dica serve tanto para garantir a disponibilidade de seus backups, quanto para otimizar seu ambiente de hospedagem de e-mails.
Se por algum acaso uma de suas máquinas danificar, a nível de hardware, estando com os backups (em dia) e em outro servidor, suas chances de perdê-lo junto com o restante de seus arquivos é praticamente nula.
E de acordo com sua configuração de backup, se houverem muitos arquivos em seu ambiente, isso poderá interferir no desempenho e no espaço disponível em seu servidor.
Tenha muito cuidado ao excluir arquivos
Se for excluir ou modificar algo em seu serviço de e-mail, certifique-se de estar ciente da operação e por via das dúvidas tenha um backup antes de qualquer operação para caso algum imprevisto ocorra.
Em um ambiente corporativo ou em empresas maiores é comum que mais pessoas tenham acesso administrativo ao serviço de e-mail, para evitar que algo seja excluído por engano, garanta o alinhamento das operações com os envolvidos. Com o Zimbra é possível atribuir permissões diferentes entre as contas de e-mail.
Conteúdos relacionados: