Qual a função do arquivo Hosts?
O arquivo hosts é responsável pela primeira etapa da transformação de um IP em nome, o que acontece é que o servidor DNS interno do seu computador consulta este arquivo antes de consultar os servidores DNS de endereço da web.
Sendo assim podemos dizer que o arquivo hosts é “interrogado” toda vez que acessamos um endereço de site web, e é este arquivo que também pode determinar o bloqueio ou acesso à determinados sites.
Como alterar o arquivo hosts?
Agora que já sabemos para que serve o arquivo hosts, chegou a hora de aprender como editá-lo, e para ter certeza de que não vão sobrar dúvidas vamos aprender a editar o arquivo hosts nas três plataformas disponíveis para computador que são Windows, Linux e Mac OS.
O arquivo hosts vai ser aberto com algum editor de texto. Cada linha se refere a alguma função do arquivo, menos aquelas com “#” na frente, essas linhas são desconsideradas pelo sistema – estão como “comentadas”.
Algumas dicas:
- Se Windows/Mac, acrescente/edite a última linha;
- Se Linux, acrescente/edite a primeira linha.
Se for inserir um código existente, lembre-se de comentar o original, assim você pode voltar a versão anterior retirando o comentário do código.
Quando estiver dentro do arquivo utilize a seguinte sintaxe para realizar alterações no arquivo:
Endereço IP Endereço do site
Endereço IP Endereço do site
Se seu site se chama site.com, então segue o seguinte padrão:
127.0.0.1 (ip) site.com www.site.com
Aviso: Se você está realizando essa alteração por seu site estar em migração, altere o arquivo segundo as instruções da equipe de migração.
Windows XP/7/8/10
1) O primeiro passo a seguir no Windows é acessar o comando do sistema, e caso você use o Windows XP basta clicar no menu iniciar e em seguida selecionar a opção executar.
A partir do do Windows 7 você precisa encontrar esta opção usando o campo busca.
Antes de começarmos o segundo passo é importante saber que, se você tem algum anti-vírus ativo em seu computador é necessário desativá-lo, pois como o arquivo hosts é um dos principais alvos dos vírus, é bem provável que você consiga alterar o arquivo mas não substituí-lo.
2) Com o executar já aberto basta você inserir este código:
notepad c:\windows\system32\drivers\etc\hosts
Caso você necessite redefinir seu arquivo hosts do windows, acesse aqui o site de suporte da Microsoft.
Linux Ubuntu
1) No Ubuntu você precisa acessar o menu iniciar e na barra de pesquisa procure por “Terminal”.
2) Em seguida basta digitar este código dentro do terminal:
sudo vim /etc/hosts
3) Assim como no Windows após digitar o código e executar o arquivo hosts será aberto com o seu editor de textos padrão do Linux. Porém ao invés de editar sempre na última linha como no Windows, você deve editar sempre a primeira.
Para salvar seu arquivo após as alterações, você precisa apertar Esc, e no console digitar :wq!
MacOS
1) A alteração do arquivo hosts no MacOS é praticamente igual a do Linux, sendo assim acesse o menu de aplicações do seu Mac e procure pelo Terminal.
2) Dentro do terminal adiciona o código:
sudo vim /etc/hosts
3) A única diferença entre o MacOS e o Linux é que ao invés de abrir uma nova janela com o arquivo hosts, é possível editá-lo no próprio terminal.
Para salvar seu arquivo após as alterações, você precisa apertar Esc, e no console digitar :wq!