Neste tutorial iremos ver todas as etapas para obter o certificado SSL da certificadora Sectigo. Desde como gerar os dados do CSR (Certificate Signing Request) e a chave privada, bem como quais são os métodos de validação e por fim, onde o certificado é disponibilizado após o domínio estar validado.

Como gero os dados do meu certificado SSL?

1) Para iniciarmos este tutorial, é necessário que você acesse a Área do Cliente e selecione a opção “Serviços”:

Serviços SAN

2) Logo após, clique no Gerenciar do certificado que irá ser utilizado.

3) Em seguida, clique em Configurar Certificado para que seja iniciado o processo de solicitação do certificado para a certificadora:

SSL SAN - Configurar

4) Na tela seguinte, o primeiro passo é informar o CSR. Caso tenha dúvidas, acesse nosso artigo O que é CSR e como gerá-lo. Após todos os campos terem sido preenchidos, clique no botão Clique para continuar.

SSL SAN - Etapa 1

Se acaso o certificado adquirido for um certificado do tipo múltiplos domínios, nesta mesma tela serão apresentados campos adicionais para informar os domínios adicionais.

5) Em seguida, iremos escolher o método de validação do domínio, que pode ser por HTTP, E-mail ou DNS. A SAN recomenda o método E-mail por ser mais rápido e prático.

SSL SAN - Etapa 2

Ativação por E-MAIL

a) Selecione o e-mail que irá receber o código de validação de seu domínio e logo após clique no botão Clique para continuar.

b) No e-mail selecionado, será enviado um link e o código de validação para que seu domínio seja validado. No e-mail clique no link “here“:

E-mail de validação da Comodo

c) Será aberto uma nova aba em seu navegador. Informe o código de validação recebido no e-mail e clique em Next:

Validação Comodo

Para indicar que o processo de validação foi finalizado, a mensagem abaixo será mostrada. Você já pode clicar em CLOSE WINDOW.

Validação Comodo

Ativação por HTTP

a) Selecione a opção Validação HTTP e logo após no botão Clique para continuar.

b) Em seguida será informado as instruções para que a Certificadora valide seu domínio:

Instruções de validação HTTP do SSL na Área do Cliente da SAN
Arquivo de validação HTTP

Siga as instruções com atenção. No final do processo, o arquivo deverá estar disponível no seu domínio através do caminho:

Caso você tenha o certificado para múltiplos domínios, o procedimento acima deverá ser efetuado em cada domínio em que o certificado será instalado, somente assim o certificado será validado.

c) Por fim, aguarde o tempo informado para que a Certificadora valide seu(s) domínio(s).


Ativação por DNS

Caso tenha optado pela validação via DNS, siga os passos informados na tela ou entre em contato via ticket ou chat, solicitando os procedimentos a serem realizados.


6) Logo após a validação ter ocorrido, abra novamente o serviço de seu certificado, clicando em Serviços > Gerenciar do seu certificado a ser utilizado. Agora você terá mais opções:

SAN SSL - Gerenciamento

Clique no botão Download do certificado para que seu certificado SSL – Comodo seja disponibilizado para instalação.

Caso o seu Certificado seja de Validação de Organização ou Estendida, ele ainda não estará disponível para o download após a validação do domínio, sendo necessárias validações adicionais para cada uma das modalidades.

Procedimentos adicionais:

Validação de Organização: https://docs.saninternet.com/certificados-sectigo-validacao-de-organizacao-ov

Validação Estendida: https://docs.saninternet.com/certificados-sectigo-validacao-estendida-ev