Configurar HTTPS no Magento

Se você usa a plataforma Magento e já instalou o Certificado SSL no servidor, reparou que após a instalação o site não abre automaticamente com HTTPS, apenas quando você mesmo coloca antes da URL, isso porque ainda é preciso configurar seu Magento para abrir sempre com o protocolo HTTPS (URL Segura).

Lembre-se de fazer um backup completo do site antes de começar a substituir os URLs, assim você estará seguro caso aconteça alguma coisa.

Configurar HTTPS (SSL) no Magento

Primeiro você precisa acessar o painel administrativo do Magento (Backend), caso você não tenha conhecimento de como acessá-lo, contate o responsável pelo desenvolvimento da sua loja.

1) Agora que já acessou o painel administrativo, você verá no menu a opção “Sistema”. Leve o mouse até esta opção e localize no sub-menu a opção “Configuração”.

Configurar HTTPS no Magento passo 1

2) Já no painel de configuração, no menu esquerdo, encontre a opção “Web”.

Configurar HTTPS no Magento passo 2

3) Na próxima tela, encontre a opção “HTTPS” e clique sobre ela.

Configurar HTTPS no Magento passo 3

4. Nesta sessão você verá as seguintes opções, conforme exibido na imagem acima:

  • URL Base: Preencha com a URL completa de seu site iniciando com https (certifique-se que a URL termina com “/” (barra) no final do endereço;
  • Usar HTTPS no Frontend: Marque esta opção como “SIM”. Essa opção faz com que o Magento carregue as páginas que necessitam de mais segurança sempre com HTTPS, locais onde há informações do cliente;
  • Usar HTTPS no Admin: Esta opção é de acordo com sua preferência, porém recomendamos que marque como “SIM”. Esta opção faz com que seu painel administrativo do Magento (Backend) seja sempre acessando com HTTPS (SSL).

Clique no botão “Salvar”, desta forma todas as configurações entram em vigor. Porém, para realmente começar a usar a conexão segura com HTTPS, você deve limpar o cache do Magento no seguinte passo a passo:

Limpar o cache do Magento

1) Ainda no painel administrativo, vá na opção “Sistema” e localize no sub-menu a opção “Gerenciar Cache”.

Configurar HTTPS no Magento passo 4

2) Na próxima tela, clique em “Marcar Todos”, e logo em seguida selecione a ação “Atualizar”. Depois, clique no botão “Enviar”.

Configurar HTTPS no Magento passo 5

Pronto! Agora sua loja virtual sempre vai usar o tipo de conexão segura (HTTPS) nas páginas que precisam de mais segurança, aquelas que solicitam dados do usuário como: senhas, números de cartão de crédito, dados bancários, etc.

Esta forma que ensinei a você, configura o site para que seja sempre acessando com HTTPS (SSL) apenas nas páginas mais importantes. Porém, caso você tenha interesse, terei o maior prazer em ensinar como configurar o HTTPS em todas as páginas do site.

Configurar HTTPS (SSL) em todas as páginas do site

1) Siga os passos 1 e 2 no tópico Configurar HTTPS(SSL) no painel Magento, localize a opção “HTTP” e clique sobre ela.

2) Nesta sessão você verá as seguintes opções:

  • URL Base: Preencha com a URL completa de seu site iniciando com https (certifique-se que a URL termina com “/” (barra) no final do endereço;

Clique no botão “Salvar” e pronto! Todas as suas páginas utilizaram o tipo de conexão segura HTTPS (SSL).

Lembrando que é preciso limpar o cache do magento sempre que estas configurações forem salvas.

Este artigo lhe foi útil?

Clique em uma estrela para classificar!

Diga-nos como podemos melhorar este post?