Erros comuns em hospedagens de sites

2xx – Sucesso.
A solicitação foi recebida, entendida e aceita.

3xx – Redirecionamento.
Indica que uma outra ação, que normalmente é automática, deve ser executada para completar o pedido. Aparece quando a URL foi movida de forma permanente ou temporária.

4xx – Erro do lado do cliente (navegador).
O pedido contém algum problema e não pode ser completado com sucesso.

5xx – Erro por parte do servidor Web.
A solicitação é aparentemente válida e o servidor, por alguma razão não pode completá-la. Será preciso falar com o administrador.


400 – Invalid request
O servidor não entendeu o pedido porque existe algum erro de sintaxe. Para solucionar o problema, verifique se você digitou o endereço corretamente.

401 – Not authorized
Para acessar o endereço solicitado é obrigatório uma autenticação e o cliente (navegador) não a enviou ou a informou de maneira incorreta. Tente digitar novamente o nome de usuário e a senha. Se o problema persistir veja se o script que você criou está enviando o cabeçalho de autenticação HTTP.

403 – Prohibited
O servidor entendeu o pedido e se recusa a concluir. Você não tem o direito de acessar o arquivo ou diretório solicitado. Isso ocorre na maioria dos servidores, pois eles impedem que os visitantes listem os arquivos dos diretórios. Você pode estar entrando em contato com o seu provedor e solicitando a habilitação da listagem de arquivos de um ou mais diretórios.

404 – Não encontrado (Not Found)
Essa é a mensagem de erro mais famosa da Internet: ela aparece quando o endereço solicitado não é encontrado. Veja se você digitou o caminho, as letras (maiúsculas e minúsculas) e as barras de maneira correta. Se for um link, confira a tag A HREF do código- fonte da sua página.

407 – Autenticação de Proxy Requerida
Conexão deveria ter sido feita através de um proxy, mas não foi, gerando esse erro.

408 – Tempo de Requisição Esgotado
Tempo de solicitação efetuada encerrou após não ser atendida.

410 – Gone
Ocorre quando a pessoa que acessa o seu site é redirecionado para o serviço antigo de hospedagem.

411 – Lenght Required
É um recurso do HTTP para um transporte de uma informação desse protocolo. Normalmente o problema ocorre quando há uma sobrecarga de dados na conexão de internet do usuário.

412 – Precodition Failed
O problema está no usuário que acessa o site, quando o seu navegador exige uma condição de estado que não existe no servidor. Por exemplo, tentar acessar um site via protocolo HTTPS (HTTP seguro) e o site não oferecer suporte a esse protocolo.

413 – Request Entity Too Large
O erro ocorre quando o usuário envia mais dados que o esperado pelo servidor. Isso decorre de várias causas, mas a mais comum é quando o servidor possui limite, por exemplo, de 10Mb por upload e o usuário envia mais de 10Mb. Reforçando: “10Mb” foi só um exemplo.

414 – Request Url Too Large
A maioria dos servidores aceita algo entre 2048 até 4096 caracteres em uma URL (endereço). Quando você ultrapassa esse limite, o servidor retorna um erro 414.

415 – Service Unavailable
Ocorre quando algum tipo de serviço não está disponível no servidor como alguma biblioteca do PHP por exemplo.

422 – Unprocessable Entity
Algum recurso (em geral multimídia) que embora reconhecido pelo servidor, por algum motivo não pode ser processado.

500 – Internal server error
Alguma das seguintes opções:
– O servidor não é capaz de concluir o pedido. Esse erro ocorre quando o servidor se depara com uma condição inesperada.
– Definição de parâmetros de forma incorreta através de um arquivo .htaccess
– Elevado uso de recursos ou timeout
– Permissões de arquivos incorretas (Linux) – Diretório 755 e Arquivos 644
– Alto número de acessos simultâneos no site
– Arquivo php.ini ilegal.
– Diretório public_html – recriado pelo usuário

501 – Não implementado
O servidor não tem suporte a um recurso necessário para complementar a solicitação. Isso acontece quando um comando solicitado não está disponível no servidor.

502 – Bad Gateway
O servidor, quando estava atuando como um gateway ou proxy, recebeu uma resposta inválida de outro servidor, que é acessado para concluir esse pedido. Tente atualizar a página.

503 – Unavailable service
Essa mensagem já está se tornando comum em horários de pico na Internet. Significa que não é possível processar o pedido por uma sobrecarga temporária ou manutenção no servidor. Nesse caso, aguarde e tente acessar o endereço dentro de alguns minutos.

506 – Variant Also Varies
Problema de cache do servidor ou do usuário ou módulos do Apache do servidor causando algum problema no tráfego de pacotes específicos.

507 – Insufficient Storage
Não existe espaço disponível na conta do cliente para executar alguma ação solicitada pelo site (por exemplo um usuário acessando o site e utilizando algum tipo de recurso que consuma memória ou espaço em disco).

Este artigo lhe foi útil?

Clique em uma estrela para classificar!

Diga-nos como podemos melhorar este post?