Existem diversas TLDs disponíveis no Brasil para registrar um domínio nacional. A maioria delas não possui restrições e qualquer pessoa física ou jurídica pode realizar o registro. Porém algumas TLDs possuem restrições para registro, é o caso das extensões .radio.br e .ong.br.
Qualquer pessoa pode registrar um domínio .ong.br?
Sim. Tanto pessoas físicas (CPF) quanto pessoas jurídicas (CNPJ) podem registrar um domínio .ong.br.
Caso o nome de domínio solicitado já tenha um equivalente registrado sob o DPN .org.br, somente o titular deste último poderá registrá-lo.
Por exemplo, digamos que você deseje registrar o domínio “meudominio.ong.br”. Se já existir um domínio “meudominio.org.br” somente o dono desse domínio poderá registrar o domínio “meudominio.ong.br”.
Nos casos em que o registro for feito por uma Associação Informal, sem personalidade jurídica, a titularidade desse domínio será associada ao CPF de um dos membros desse grupo, ficando a ele a responsabilidade pelo domínio registrado.
Qualquer pessoa pode registrar um domínio .radio.br?
Não. Apenas pessoa jurídica. Além disso, caso o nome de domínio solicitado já tenha um equivalente registrado sob os DPNs am.br e/ou fm.br, somente o titular destes poderá registrá-lo.
Por exemplo, digamos que você deseje registrar o domínio “meudominio.radio.br”. Se já existir um domínio “meudominio.am.br” ou “meudominio.fm.br” somente o dono desses domínios poderá registrar o domínio “meudominio.radio.br”.
Sou o dono de um domínio .am.br, .fm.br ou .org.br e quero registrar um equivalente pela SAN, como faço?
Se você é o dono de um domínio am.br, fm.br ou org.br e deseja registrar um domínio de nome equivalente .radio.br ou .ong.br pela SAN, siga os seguintes passos detalhados abaixo:
- Adicione o documento do titular ao provedor 52 (sem esta alteração não será possível fazer o registro pela SAN;
- Se você ainda não é nosso cliente, registre-se na Área do Cliente;
- Abra um ticket para nosso suporte informando os dados:
- Nome do domínio que deseja registrar;
- Número do Documento do titular – CPF (.ong.br) ou CNPJ (.ong.br, .radio.br);
Com essas informações nossa equipe irá verificar se o nome está disponível para registro e se os dados do dono estão corretos. Se tudo estiver certo, um pedido de registro será cadastrado e uma fatura será gerada.
Após confirmação do pagamento, nossa equipe irá verificar se o registro foi realizado corretamente. Caso exista alguma pendência solicitada pelo registro.br, você será informado via ticket.